sexta-feira, 26 de junho de 2009

Trabalhando com gêneros textuais
Para dar início à oficina em que começaremos a trabalhar com os TPs, dei as boas vindas às cursistas e pedi que todas se apresentassem. Depois eu reiterei o objetivo do Gestar II, a ajuda que as oficinas dariam à sua prática diária e a minha disponibilidade para sanar quaisquer dúvidas e dificuldades que venham a ter durante o período de estudos.
Para iniciar as atividades, passei a mensagem da “águia”, fazendo, junto com elas, uma reflexão em relação à renovação da prática pedagógica.
Depois apresentei o material, explicando como eles seriam estudados, mostrando-lhes quantas sugestões interessantes elas poderiam encontrar nele.
Iniciamos os nossos trabalhos com o TP3, Unidade 9, sobre o conhecimento intuitivo que cada um tem sobre gêneros textuais. Foram trabalhados os textos das páginas 19, 33, 56 e 57. Eu li os textos José, Lavadeiras de Moçoró e Atividade industrial e espaço geográfico, com a intenção de intensificar a diferença entre textos literários e não-literários.
As cursistas fizeram a atividade sobre como minimalizar um texto (rock, tche, funk, sertanejo). Elas acharam muito divertida a técnica, fizeram a apresentação com criatividade e descontração e disseram que já iriam aplicá-la com os alunos. Também dei a em que elas precisavam vender, alugar, comprar, roubar uma casa. Algumas professoras disseram que não colocariam para os alunos a opção de roubar a casa, pois isso poderia representar problemas com os pais.
Encerramos as atividades e eu pude perceber que a receptividade delas em relação à proposta da oficina foi muito positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário