quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Oficina 14 – 10/12/09 – Encerramento do ano


Como todas as professoras estão fazendo as provas de final de ano e as recuperações, elas não apresentaram temas de casa.
Novamente trouxe várias sugestões de como trabalhar gramática e fizemos alguns jogos didáticos juntas.
As cursistas solicitaram que discutíssemos o projeto a ser apresentado por elas. Fizemos um projeto coletivo, o qual terá as adaptações necessárias levando em consideração cada realidade.
Depois, fizemos troca de presentes e uma confraternização com comida e bebida e nos despedimos para as férias de final de ano.

Oficina 12 e 13 – 26/11/09 – manhã e tarde – TP2 - GRAMÀTICA

As professoras apresentaram o tema de casa e passamos para o estudo da unidade 1. Passei slides sobre o assunto: Gramática interna, gramática descritiva e gramática normativa. Discutimos cada tipo de gramática e como cada uma das professoras trabalha gramática em sua escola. Algumas disseram ser difícil trabalhar sem ter como apoio principal as normas gramaticais.
Realizamos as atividades da unidade e cada uma apresentou-as para o grande grupo.

Na parte da tarde, estudamos os planos de estudos e fizemos sua reformulação para o ano letivo de 2010.
Também apresentei várias sugestões de trabalhos lúdicos de como trabalhar a gramática em sala de aula.

Oficinas 11 – TP1 – 07/11/09 A INTERTEXTUALIDADE

Como as professoras do Gestar fizeram uma exposição dos trabalhos que estavam realizando com seus alunos na Feira do Livro do Município, iniciei as atividades agradecendo pela participação. Logo após passamos às apresentações dos temas de casa.
Apresentei slides com o resumo do tema da unidade que seria trabalhada nesse dia e discutimos como pode ser feita a intertextualidade dos vários textos do dia a dia.
Li os textos A raposa e as uvas e o Patinho realmente feio. Depois as professoras apresentaram sugestões de como trabalhar aqueles temas em sala de aula.
Como atividade, distribuí nomes de cidades a cada uma delas, para que os encaixassem em uma narrativa coletiva, sem que os nomes representassem os seus reais significados. Também foi muito divertido. Apresentei alguns vídeos do material de apoio e passamos para as atividades práticas. Sugeri que cada uma escolhesse um personagem de histórias infantis e elaborasse uma história em que eles vivessem situações bem diferentes das originais. As professoras leram seus trabalhos e fizemos cópias para que todas pudessem ter o material.
As cursistas pediram para que na próxima oficina fizéssemos a reformulação dos planos de estudo para o próximo ano, pois eles estão fora do que o Gestar propõe como atividade para cada série.

Oficina 10 – TP1 – O TEXTO LITERÁRIO – 22/10/09


As atividades foram iniciadas com os relatos dos trabalhos das professoras. Cada vez mais elas têm demonstrado interesse em apresentá-los e distribuir uma cópia para as colegas.
Depois, passei o vídeo “Gladiador”, como forma de motivação e para mostrar a elas que todos os dias em sala de aula nós travamos uma batalha e que precisamos sair vencedoras delas.
Li com dramaticidade o texto Caso do Vestido, de Carlos Drummond de Andrade, e a música O casamento dos pequenos burgueses, de Chico Buarque, para que pudéssemos discutir o texto literário. Fizemos as atividades propostas na unidade e tentamos encontrar, juntas, uma forma de trabalhar a proposta com os alunos de 7ª e 8ª séries.
Também apresentei a sugestão do código para correção de redações para que elas fizessem com os alunos.
Terminamos a oficina com uma técnica sobre “primeiro socorros”, que foi muito bem aceita pelas cursistas.

Oficina 09 – TP1 – VARIANTES LINGUÍSTICAS: DIALETOS E REGISTROS – 08/10/09


Antes do início das atividades, conversamos com as professoras sobre os horários e a importância da aplicação em sala de aula das atividades do Gestar.
Depois, as cursistas apresentaram seus trabalhos de tema de casa e algumas disseram que os alunos estavam muito felizes e gostando muito nas novas propostas.
Foi lido o texto do TP1 (Unidade 14) Retratos de velho. Depois apresentei o texto da professora Aya sobre as gírias e entreguei-lhes uma cópia do dicionário de gírias. Surgiram várias idéias de como se poderia trabalhar o tema com os alunos em sala de aula.
Como atividade 1, pedi que elas escolhessem um provérbio e fizessem um texto dissertativo para apresentar para o grupo. Foi muito divertido.
Como atividade 2, as professoras escolheram uma letra e com ela fizeram um texto somente com a letra escolhida. Também nessa atividade houve manifestação de que os alunos iriam adorar fazer a tarefa.

Oficina 08 – TP5 – 17/09/09


Iniciamos o encontro com as apresentações das atividades de tema de casa. Algumas professoras fizeram questão de apresentar os trabalhos que estão desenvolvendo em sala de aula com seus alunos. Essa é sempre uma atividade interessante, pois umas aprendem com as outras e se entusiasmam para também aplicar as atividades com seus alunos.
Distribuí o texto Dois sapos do material de apoio e conversamos sobre como, às vezes, nos limitamos a acreditar que não há mais nada a aprender.
Depois fizemos, juntas, o memorial de leitura de cada uma, tarefa que foi muito bem recebida pelas cursistas, pois possibilitou um resgate do passado.
Durante a manhã, trabalhamos os textos do TP5 e cada grupo apresentou suas tarefas. -
Para encerrar, apresentei um jogo didático que objetiva trabalhar a gramática de forma lúdica. As professoras de cada escola levaram um jogo pronto para aplicar com seus alunos.