quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Relatório do dia 27/06/2009 (sábado)

Iniciamos nosso encontro retomando o encontro da quinta-feira. Não foi possível cobrar das cursistas o trabalho de tema de casa, pois os dois encontros foram muito próximos um do outro.
Li os objetivos da unidade 11 e passei às atividades das páginas 99, 100 e 103. Após fazer a leitura do texto A geada, de Monteiro Lobato, propus as atividades 1 e 2. Depois de discutirmos sobre o assunto e corrigir os exercícios, passamos às características de um texto narrativo e de um texto descritivo.
Dei a atividade em que elas teriam que transformar o texto A Pesca em prosa narrativa, prosa descritiva, prosa injuntiva e prosa dissertativa argumentativa. Foi uma atividade que agradou muito as professoras e também já se prontificaram a aplicá-la com os alunos.
Depois da atividade, li o texto O sorriso de Gagarin, fazendo com elas as perguntas sobre o conhecimento de mundo que devemos ter para o entendimento de um texto.


Relatório do dia 16/07/2009

Após as boas vindas, solicitei que algumas professoras apresentassem as atividades que realizaram com seus alunos em sala de aula. Esse foi um momento muito produtivo, pois todas as cursistas ficaram interessadas em saber como cada uma havia aplicado as técnicas aprendidas nas oficinas. Segundo elas, os alunos gostaram muito das atividades.
Logo depois iniciei as atividades do TP4, Unidade 14. Eu havia feito um resumo da unidade, o qual distribuí para cada uma delas.
Sugeri a atividade 5, nas páginas 76 e 77 (Nossas Cidades). Antes do início da leitura, sugeri às professoras que indaguem dos alunos sobre o que eles imaginam que será o assunto do texto. Também as questionei sobre suas expectativas e, depois da leitura, confrontei o que elas disseram com o que o texto tratava.
Depois discutimos juntas sobre quais atividades podem ser desenvolvidas a partir do texto.
Exploramos o vocabulário técnico do texto e se as palavras desconhecidas prejudicariam o entendimento.
Como complemento, dei a tarefa de elaboração de uma narrativa a partir de uma lista de palavras desconhecidas (ex. muxuango, hermeneuta, vituperado, etc.)
Em seguida, fiz a leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade, Uma cidadezinha qualquer. E sugeri as atividades do AAA4, nas páginas 47 a 50, que poderiam ser trabalhadas em todas as séries, desde que feitas as adaptações para cada turma.

Oficinas do dia 13/08/2009 (manhã e tarde)

Manhã.
Iniciamos as atividades com os relatos do tema de casa aplicado em sala de aula. Novamente foi muito interessante e produtivo.
Depois, trabalhamos o TP5, unidade 17, sobre os diversos estilos textuais. Li o livro da página 15 e falei sobre os vários estilos de narrar uma partida de futebol.
Eu um cartaz, escrevi o poema Sarita, e a partir dele trabalhei os sons e seus efeitos numa produção de texto. Depois as cursistas escolheram o nome de colegas e fizeram poemas com o som da letra inicial de seu nome. Foi muito divertido e elas gostaram muito. Também recortei figuras de mulheres de vários estilos e juntas levantamos hipóteses sobre o estilo de vida de cada uma das mulheres representadas.
Também fizemos a atividade em que se pegava uma notícia e esta era apresentada sob vários tipos de estilos. Passei os slides sobre os diferentes tipos de assalto. Elas adoraram e pediram para que eu reproduzisse o CD para que elas pudessem passar para os alunos.

Tarde.
Eu apresentei para elas o material diagnóstico que recebemos pela internet e juntas fizemos uma avaliação para saber se era válido trabalhá-lo com os alunos.
O resultado dessa avaliação foi que as professoras encontraram muitos problemas de adequação do texto à idade, série das crianças, textos sem parágrafos delimitados, e principalmente, questões mal elaboradas que deixam margem para mais de uma resposta.
Elas decidiram que aplicariam os textos nos alunos em forma de exercícios, mas antes fariam adaptações para que se adequassem melhor ao tipo de alunos que cada escola tem.


Oficina do dia 03/09/2209

Iniciamos as atividades com os relatos do tema de casa aplicado em sala de aula. Novamente foi muito interessante e produtivo.
Depois, trabalhamos o TP5, unidade 19, sobre a coesão textual. Li o texto da página 117 para que elas pudessem ter uma noção do assunto da unidade. Depois discutimos o que é um texto coeso e quais as marcas que podemos encontrar nele para que haja coesão. Fizemos as atividades 1, 2 e 3 do TP5. Elas acharam muito bom.
Como atividades adicionais, recortei da revista Superinteressante alguns textos, dos quais elaborei questões de coesão textual, apontando as marcas presentes neles e as várias possibilidades de trabalhar com textos curtos e do interesse dos alunos. Também entreguei alguns textos recortados e xerocados da mesma revista e do jornal Zero Hora e pedi para que as cursistas elaborassem questões sobre eles.
Nessa oficina, pedi para que cada uma fizesse e me entregasse o seu memorial de leitura.
Pelos comentários, a oficina foi muito produtiva e acredito que elas estão aproveitando muito, pois estão levando para a sala de aula ideias práticas e interessantes para seus alunos.

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